Caro hospede,

Pretendemos que tenha uma memorável estadia na nossa histórica cidade de Lisboa. Com este breve texto iremos dar-lhe algumas dicas para que tudo corra pelo melhor.

Calçada Portuguesa:

A calçada portuguesa é um símbolo da cidade de Lisboa e resulta do calcetamento com pedras de formato irregular, que têm como objectivo formar padrões decorativos ou mosaico. Embora esta técnica embeleze a cidade e reflete a luz brilhante do sol, caminhar sobre a mesma durante períodos prolongados pode ser bastante cansativo. Sugerimos que use calçado confortável quando explora a cidade. Para as senhoras que gostam de usar saltos altos, fique cientes que as pontas dos saltos prendem frequentemente nas pedras da calçada o que pode originar danos nos sapatos ou causar acidentes. Tome precaução!

Segurança

Segundo um inquérito sobre segurança do Observatório do Turismo de Lisboa, 96% dos turistas estrangeiros disseram sentir-se seguros na capital portuguesa. A esmagadora maioria (75%) disse também sentir confiança na polícia. Como a maioria das grandes cidades onde se movimentam muitos turistas existem também em Lisboa os carteiristas. Os furtos ocorrem nas zonas de maior acumulação de turistas, nomeadamente na Baixa de Lisboa, Bairro Alto, Cais do Sodré e Alfama. Os carteiristas misturam-se nas filas dos autocarros e elétricos e escolhem os turistas para furtar. Desta forma fique atento junto das filas para os museus ou transportes públicos ou junto de multidões a assistir artistas de rua. Evite guardar a carteira ou o seu telemóvel no bolso de trás das calças ou mochila. Quando estiver a repousar ou em esplanadas e restaurantes não pendure os seus bens na cadeira sem os ter de baixo de olho.

Taxi

Embora nos dias que correm e acontecendo cada vez com menos frequência, ainda existem taxistas que tentam explorar os turistas. O alvo são maioritariamente estrangeiros que não têm a noção dos preços praticados em Lisboa. A rota que afeta mais esta situação é a do Aeroporto para a cidade. Aconselhamos que se informe sempre antes da viagem sobre a tarifa aproximada do percurso desejado. Caso julgue o valor exorbitante deverá sempre exigir uma fatura para ter uma prova do seu percurso. Poderá vir a ser-lhe útil. À chegada do hotel poderá sempre chamar o Rececionista para conferir o preço uma vez que o valor de e para o Aeroporto deverá ser sensivelmente 20€. Ao transfer nocturno e bagagem acrescem suplementos. Para uma viagem mais tranquila poderá reservar um transfer com antecedência na nossa recepção.

Restaurantes

Os restaurantes portugueses têm por hábito servir um “couvert” ou seja pequenas iguarias que são servidas antes do prato ou da refeição principal como: azeitonas, torradas, pão, manteiga.

Em todo o caso se não deseja consumir o couvert na totalidade pode pedir ao Empregado para retira-lo ou apenas ficar com as iguarias que deseja consumir.

Transportes Públicos

Os bilhetes para os transportes públicos em Lisboa devem ser idealmente pré-adquiridos. Embora nos autocarros e nos elétricos é possível adquirir o bilhete junto do motorista, a tarifa é mais cara do que a pré-comprada e poderá ser difícil obter troco se não tiver moedas. Preferencialmente deverá obter os bilhetes de transportes nas máquinas que existem para o efeito nas estações de Comboios ou Metro.

Quando entrar num transporte público deverá validar o trajeto junto das máquinas existentes nos transportes.

Para quem quer visitar Lisboa por mais um dia e visitar alguns Museus, aconselhamos a LISBOA CARD que inclui a viagem em todos os transportes em Lisboa e que poderá obter nos seguintes locais.

Locais de venda:

Aeroporto de Lisboa; aberto das 7:00 (a.m.) às 24:00 (Balcão de Informações Turísticas na área de desembarque).

  • Palácio Foz (Praça dos Restauradores)
  • Lisbon Welcome Center (Praça do Comércio); aberto das 9:00 (a.m.) às 20:00.
  • Estação de Santa Apolónia

Museus

Se pretende visitar museus e monumentos, há duas coisas importantes a serem consideradas. Um deles é que muitos oferecem admissão gratuita aos domingos de manhã ou descontos com o cartão turístico local. O outro é que a maioria está fechada às segundas-feiras, aconselhamos assim que verifique e programe o seu dia especialmente se quiser ver algo específico.

Comments are closed.